Fisica!  

Posted by: Patricia Noronha

Simulação do looping de uma montanha russa.

Materiais utilizados: barra de aço e uma bila.

Fundamento teoricos: Nesse experimento será mostrado o porque que os carrinhos da montanha russa cosseguem fazem o giro de 360°. Isso ocorre porque são impulsionadas pela velocidade proveniente de uma descida ou lançamento. Existem vários tipos de energia, mas a que age nesse movimento é a energia potencial gravitacional, ou seja, relacionada com a gravidade e com a altura. Quanto maior a altura inicial do movimento mais energia potencial será obtida para ser transformada em cinética.
Procedimentos: A bila é colocada no ponto mais alto da barra de aço, esta contém uma invergadura de 360°, então é adquirido velocidade suficiente para que ela percorra toda a barra fazendo o movimente giratorio completo, semelhante ao que observamos na montanha russa.Conclusão: Observamos então, que a ciencia fisica não é apenas conteúdos teóricos, mas que até nos locais de diversão ela está prasente. Com as experiencias podemos entender melhor esse processo de tranformação de energia.


Nota: Esse vídeo foi gravado no dia da aula de campo e mostra passo a passo da experiência citada acima.

Associação de espelhos.
O conjunto de espelhos que vc vê é articulado, podendo-se variar a abertura entre eles.

Nota: posicionamos-nos sobre a plataforma e em seguida giramos o espelho móvel.
O fenômeno é explicado com base nessa formula: N=360/a-1, onde N é o numero de imagens e ‘a’ é o ângulo entre os espelhos.
Observa-se que, quanto menor o ângulo, maior será o numero de imagens.

Transformação de energia.

A energia química do nosso corpo transformada em energia mecânica esta em energia elétrica e,logo depois, convertida, novamente para energia mecânica.

o link abaixo mostra o vídeo com a representação no seara.


Peso de uma latinha de refrigerante em vários planetas do sistema solar.

Força de Gravidade x Peso e Massa






A massa de um corpo está associada à quantidade de matéria que ele contém. Já o peso é um produto derivado das massas, pois todo objeto que possui massa, atrai outros objetos com massa. A esta "quantidade" de atração que depende do valor das massas e da distância que elas estão separadas damos o nome de peso. Seu peso é a medida da força exercida em você sobre o planeta. O seu peso depende então da força da gravidade do planeta onde você está. Se você duplicar a sua massa, a força da gravidade será duas vezes maior. a força cai com o quadrado da distância. O primeiro a descobrir a relação da força da gravidade foi Isaac Newton no século XVII.

Efeito bailarina.
Quando um corpo está girando em torno de um eixo, ele se manterá girando ao redor deste, a não ser que uma força atue sobre ele. Esta é uma lei semelhante à lei da inércia, só que para o movimento circular.

o link abaixo é uma video feito no seara que mostra o efeito bailarina.http://br.youtube.com/watch?v=Wc6oBNEktYI


Caleidoscópio.

É um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual. O nome "caleidoscópio" deriva das palavras gregas καλός (kalos), "belo, bonito", είδος (eidos), "imagem, figura", e σκοπέω (scopeο), "olhar (para), observar".

This entry was posted on quinta-feira, janeiro 29, 2009 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

1 comentários

Patrícia, seu trabalho ficou excelente. Muito bem organizado!
Nota: 10,0 - Prof. Alex Samyr

Postar um comentário