História
PostedOs Cientistas Brasileiros
Francisco de Abreu Matos
Nasceu em Fortaleza, em 21 de maio de 1924.Formado Farmacêutico-Químico em 1945 pela Universidade do Ceará (atual Universidade Federal do Ceará – UFC). Foi Professor de Farmacognosia na Faculdade de Farmácia e Odontologia, de 1951 a 1970. Em 1960 doutorou-se em Farmacognosia passando a ocupar o cargo de Professor Titular nesse mesmo ano. Transferiu-se para o Departamento de Química Orgânica onde atuou na Graduação e Pós-graduação de 1971 a 1980, quando aposentou-se. Mas não parou de trabalhar e vem dando numerosas contribuições para o conhecimento e confirmação científica das propriedades farmacológicas das plantas medicinais utilizadas popularmente.
Publicou 8 livros sobre plantas medicinais, 153 artigos científicos e 409 comunicações em congressos.
É detentor de várias honrarias no Ceará e outros Estados e membro de várias Sociedades Científicas, no Brasil e no Exterior, entre elas a Sociedade Brasileira de Botânica e a Academia Nacional de Farmácia de Paris.
Carlos chagas
Nasceu em Oliveira, Minas Gerais em 9 de julho de 1878 e faleceu no Rio de Janeiro em 8 de novembro de 1934.
Filho de fazendeiros. Começou a estudar em São João del Rei e concluiu o colegial em Ouro Preto. Diplomou-se médico no Rio de Janeiro em 1903. Ainda estudante, ingressou no Instituto Bacteriológico Osvaldo Cruz, e foi seu diretor de 1917 até 1934. Erradicou a malária na cidade de Santos em 1905 e em 1907 tornou-se chefe da comissão de estudos sobre a profilaxia da malária em Minas Gerais.
Em 1909 concluiu os estudos sobre a tripanossomíase, agora conhecida como Doença de Chagas. Identificou seu agente, Trypanosoma cruzi, nome dado em homenagem a Osvaldo Cruz. Seu trabalho abrange todos os aspectos da doença: anatomia patológica, epidemiologia, etiologia, formas clínicas, meios de transmissão, patogenia, profilaxia e sintomatologia.
César Lattes
O físico brasileiro Cesare Mansueto Giulio Lattes nasceu em Curitiba no dia 11 de julho de 1924. Formou-se em Física na Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras da USP, em 1943. Logo iniciou suas pesquisas, sob a orientação de Gleb Wataghin.
Em 1947, trabalhando em raios cósmicos na Inglaterra com Cecil Powell e Giussepe Occhialini, descobriu uma partícula prevista por I. Yukawa, o méson pi, fundamental no entendimento da estabilidade do núcleo atômico. No ano seguinte, colaborando com Eugene Gardner no acelerador da Universidade da Califórnia, produziu artificialmente a mesma partícula.
CONCLUSÃO: Estes cientistas brasileiros juntamente com seus estudos e descobertas marcaram a historia da ciência.
Retirado do Blog ~>http://auladecampoccbjan20093a2.blogspot.com/
This entry was posted
on sexta-feira, janeiro 30, 2009
.
You can leave a response
and follow any responses to this entry through the
Assinar:
Postar comentários (Atom)
.